Django Brasil


Casos de sucesso no Brasil


Envie o seu caso!

Você pode também enviar seu caso de sucesso e contar a história da sua empresa aqui, ao lado de grandes e inovadoras marcas. Para isso, basta cadastrar um novo caso de sucesso.

Veja outros casos de sucesso.

Pesquise com Google

Caso de Sucesso - Universidade de Caxias do Sul

Em janeiro de 2007, a equipe de TI da Universidade de Caxias do Sul iniciou uma transformação em seus serviços pela web. O objetivo era resolver o problema crítico de desempenho em grande parte destes serviços. Hoje esta é uma página virada, depois da migração de uma gama variada de serviços Web para o Django e conseguir assim uma alta performance desejada e maior satisfação dos usuários.

Até o final de 2006, a maior parte dos serviços web da Universidade era construída com Zope/Plone, uma dobradinha poderosa para construção de sites de conteúdo. Entretanto, para uma grande parte desses serviços, a adoção dessas ferramentas não surtiu o efeito desejado, já que tinham uma performance baixa e se tornava cada vez mais um problema para a equipe de TI.

A Universidade de Caxias do Sul possui 14 unidades de ensino no interior do Rio Grande do Sul, nas regiões Nordeste e no Vale do Caí. Distribuídos por esses campus estão 1.845 funcionários, 1.371 professores e 5.000 computadores com a finalidade de atender aos mais de 37 mil alunos que estudam na UCS.

   

A demanda diária de todas essas pessoas inclui serviços que vão de Matrículas on-line, Histórico Escolar, Gestão de Infra-estrutura, Recursos Humanos, Solicitação de Serviços, Controle Orçamentário e Avaliação Online a diversos outros serviços, alguns ainda em andamento ou em planejamento, como o futuro CRM e o novo sistema de Administração Acadêmica.

Para atender a essa demanda, a Universidade dispõe de um portal chamado UCSVirtual, construído em sua maior parte em Django e mantido hoje por 8 profissionais de tecnologia, 6 deles dedicados ao Django. A equipe de desenvolvedores é composta por 17 pessoas altamente qualificadas.

O sistema UCSVirtual é um portal que integra um conjunto de sites com serviços variados, em diversas linguagens e tecnologias que opera em arquiteturas de diversos servidores, que utilizam um serviço único de autenticação e sistemas (single sign on) de balanceamento de carga para seu efetivo funcionamento.

A decisão do novo sistema, construído em Django, bancos de dados Oracle, servidores com Linux e Apache, foi levar os bancos de dados de volta ao relacional, o que aliado à vantajosa curva de aprendizado e flexibilidade do Django, possibilitou que a migração fosse feita num curto período e com a segurança que se fazia necessária.

A maturidade do Django já em 2006 foi um fator decisivo no momento da sua seleção, após a avaliação dos frameworks mais populares do mercado. O fato dele ser construído em Python também foi importante, por se tratar de uma linguagem madura e estável, que oferece diversas bibliotecas, uma comunidade sólida e por já ser conhecida pelos profissionais da Universidade.


Hospedado por APyB. Django Brasil é a comunidade brasileira de usuários do framework web Django. Django é uma marca registrada de Lawrence Journal-World.